27 de fev. de 2011

Desculpa de aleijado é muleta!

Quem nunca ouviu esse ditado popular? A muleta é desculpa para muita gente, para alguns falando literalmente para outro como metáfora. Mas para aqueles que não se entregam para qualquer dificuldade, para aqueles que não tem limites, para os que não escutam os "nãos" dos outros - você não pode! Você não consegue! - podem existir quantas muletas quiserem que elas nunca serão desculpa para essas pessoas. Já vi um deficiente escalar uma montanha, vi um paraplégico andar e saltar numa pista de street para skate, e hoje eu vi um paraplégico saltar de paraquedas. Ou seja, para essas pessoas que não se entregam, não há limites.

Hoje eu também vi um cadeirante dar um mortal na cadeira de rodas... e não satisfeito, deu também um mortal duplo! Alguém já ouviu falar de "Extreme Sitting"? São "skatistas" em cadeiras de rodas. Os caras fazem de tudo e mais um pouco. Pra quem duvida olhe os links dos vídeos... mortal e mortal duplo.

E nós, "normais", muitas vezes colocamos tantas muletas em nossas vidas que não somo capazes de vivermos a vida plenamente. Temos desculpa para tudo. Não vou a praia porque quero dormir, porque não tenho compania, porque estou com preguiça. Não vou viajar porque tenho medo, não vou a festa porque não tenho roupa (e o tudo aquilo no armário é o que?), não faço um curso se especialização porque a aula é no sábado, e tantas outras coisas que deixamos de fazer por desculpas banais. E enquanto isso a vida não para. Deus nos dá todas oportunidades do mundo mas não fica esperando a nossa boa vontade para sempre. Depende de nós saber aproveitar as graças de Deus. E só para registrar: eu sou um desses que muitas vezes usa "muletas" como desculpa para muita coisa. Eu acho que está na hora de deixarmos as muletas de lado!

2 comentários:

  1. Igualzinho ao Nicolás Maduro, ditador comunista venezuelano: Ele, a exemplo de seu antecessor Hugo Chaves dizem que a Venezuela precisa escapar da "maldição do petróleo". Detalhe: A Venezuela tem uma das maiores reservas de petróleo do mundo mas seu povo está passando fome...imagine se não tivesse o petróleo... é uma caçambada de caudilho burro e incompetente mesmo...

    ResponderExcluir
  2. Por favor não usem esse ditado para uma pessoa que se mal conheça ou não conheça seus problemas: pode soar como ofensa. Use apenas com pessoas conhecidas próximas de você...

    ResponderExcluir