11 de jun. de 2012

Álcool Líquido

Deixa eu ver se entendi. O álcool líquido é muito perigoso, causa grande parte das queimaduras domésticas, principalmente em crianças. Ou seja, é uma substância muito perigosa. Certo?! Entendi! O álcool é tão perigoso (nas mãos de uma criança principalmente) quanto uma faca bem afiada, um tesoura pontuda, uma panela de água fervente, um carro, fogos de artifício, uma serra circular... certo?! Entendi! Então, pelo álcool ser muito perigoso querem voltar com proibição da sua comercialização para assim prevenir acidentes em casa. Certo?! Não... não entendi.

Como assim? Que o álcool é perigoso nós já sabemos. Mas proibir a sua venda é um absurdo. O álcool é muito importante para diversas tarefas domésticas, em que o álcool em gel não resolve. Se querem proibir a venda do álcool líquido por ser perigoso nas mãos de crianças, então proíbam também a venda do que listei antes: carros, facas, serras e também proíbam de ferver água no fogão.

A responsabilidade dos acidentes envolvendo crianças não é do álcool, e sim dos adultos que deixam o álcool ao alcance das crianças. Não adianta criar leis para proibir a venda do álcool líquido enquanto em casa os pais continuarem a deixar panelas com água fervente na beira do fogão, facas em lugares baixos, enfim, enquanto não cuidarem das crianças e dos perigos que as rodeiam. E se por fim você achar que o álcool líquido deveria ser proibido por ser muito perigo, basta não comprá-lo.


4 de mar. de 2012

Os jovens e a internet

Estava vendo um trecho de um programa no Canal Futura sobre a juventude e a internet, onde foi dito que quando uma criança de hoje em dia chegar a vida adulta, terá gasto mais de 10.000 horas na internet. Isso é mais do que 1 ano inteiro ligado a um computador, 24 horas por dia!!! Muitos dizem que isso é normal, afinal são novas gerações, novos tempos, novas brincadeiras. Mas como assim? Brincadeira é coisa séria, são jogos e atividades que auxiliam o desenvolvimento da criança como um todo, tanto mentalmente quanto fisicamente, além é claro de ser uma grande diversão.

Os computadores podem ajudar e complementar o desenvolvimento intelectual de uma criança, mas nunca deveria ser o foco das atividades de uma criança, a fonte de praticamente toda sua atividade de lazer e diversão. Lugar de criança é na rua, no parque, no chão, jogando bola, taco, brincando de esconde-esconde, correr, andar de bicicleta, subir em árvore, descer morros com carrinhos de rolimã, skate, soltar pipa... Twitter, facebook, orkut, msn deveriam ser as brincadeiras de dia de chuva no máximo. Mas os pais de hoje, os adultos, não tem mais tempo de ensinar as crianças e seus filhos a brincar de verdade. Ensinar a jogar bola, andar de skate, soltar pipa, fazer um carrinho de rolimã dá muito trabalho. É muito tempo gasto para fazer essas coisas. E a criança pode se machucar, tadinha, pode se ralar. Queridos... criança foi feita para se machucar.

Mas o que é mais fácil? Colocar o filho na frente do computador, pra ele ficar ali vidrado, hipnotizado pela tela mágica e não encher o saco nem se quebrar na rua, ou ensinar ele a brincar de verdade como todo moleque que nasceu até os anos 80? Então não adianta culpar a internet, os novos tempos, as novas tecnologias ou as novas modinhas pelas crianças de hoje estarem assim tão "computadorizadas". A culpa é nossa, dos adultos, que damos o exemplo e ensinamos para elas que o divertido é ficar na frente do computador por horas e horas. E infelizmente eu também sou um desses que estou deixando de fazer as coisas boas da vida para (literalmente) perder cada vez mais tempo na internet. Mas é sempre tempo de mudar, e voltar a brincar de verdade...

11 de fev. de 2012

Investimentos em educação

Vi hoje uma matéria na TV que beira o absurdo. Algumas prefeituras do estado e o próprio Governo estadual, irão demolir algumas escolas pois estão em total estado de abandono, sem condições de funcionarem com a mínima segurança e conforto. Segundo a matéria são escolas antigas da década de 80, como se isso fosse motivo para demolição. Vejam quantos prédios centenários abrigam ótimas escolas e faculdades nos EUA e Europa. O fato de serem da década de 80 não justifica a demolição.

O que acontece é a sempre e constante falta de investimentos em educação, de maneira concisa, ordenada e planejada. Então os governos municipais e estadual deixam de investir na manutenção das escolas, e ano após anos elas vão se deteriorando. O nosso dinheiro público vai escoando pelo ralo junto com as goteiras dos telhados. Até que um belo dia, no início do ano letivo e "coincidentemente" em ano eleitoral, eles resolvem demolir as escolas para construir novas. Alguém imagina o real motivo? Será para assim desviar mais dinheiro para as campanhas de outubro? Será para contabilizar novas escolas nos imensos currículos de obras dos políticos? Será para inflar os investimentos em educação em ano eleitoral e assim manipular a informação e o povo? 

Os motivos reais são obscuros mas velhos conhecidos. E como sempre quem sai perdendo é a população em geral. Alguém já viu uma escola particular, de empresários sérios, caindo aos pedaços? Claro que não, pois eles sabem que o patrimônio e instalação física da escola custa muito dinheiro e influi diretamente na qualidade do ensino. Então eles preferem sabiamente investir menos mas constantemente para manter a estrutura física sempre em ordem e funcional. Já os nossos políticos, preferem pensar na campanha eleitoral que acontece de 2 em 2 anos como uma praga eterna. É hora de acordar e exigir mais seriedade dos nossos governantes. Mas como que o povo vai "acordar" se não receberam uma boa educação e são ignorantes (no "melhor" sentido da palavra)? E assim caminha a nossa educação, sempre na margem, sem um real investimento e valorização por parte dos governantes.

24 de jan. de 2012

Tem alguma coisa errada

Eu não sou dono da verdade. Nunca fui nem nunca serei. Mas tem alguma coisa errada. Não é possível vermos notícias cada vez mais escandalosas sobre corrupção e uso indevido do dinheiro público, sobre desvios de verba, violência urbana crescendo, saúde pública aos farrapos, infra-estrutura nacional sucateada, educação esquecida pelos governantes e por ai vai, e durante mais de duas semanas só se falar dos fatos ocorridos num programa de reality show, numa falsa grávida, e numa ilustre desconhecida que estava fora do país.

Não gosto desse tipo de assunto, mas também não tenho nada contra, desde que sejam falados nos devidos canais e programas de entretenimento! Acontece que esses referidos assuntos foram exaustivamente discutidos em telejornais ditos como sérios e em reportagens especiais de vários minutos em horário nobre. Tem alguma coisa errada nisso tudo. Afinal o Brasil tem muitos outros problemas mais sérios e importantes para serem apresentados e discutidos pela mídia. Já passou da hora do Brasileiro cair na real e exigir dos governantes atitudes sérias, de reivindicar ser tratado com respeito e ter o seu dinheiro dos impostos devidamente aplicados em obras e projetos importantes. Enquanto ficarmos simplesmente vendo, falando e rindo de "Luizas" e "grávidas falsas" não poderemos ser levados a sérios como cidadãos.

27 de dez. de 2011

Mais um ano

Já faz mais de um mês que escrevi sobre a falta de dobrar o joelho. Depois disso senti a falta que faz dobrar o cotovelo (fiquei mais de 3 semanas com o braço engessado), já voltei a dobrar o joelho e o braço, voltei a andar de moto, tocar violino, subir escadas sem dificuldade. O ano vai acabando e eu voltando ao "normal", graças a Deus. Só tenho que agradecer pelo ano que passou, que foi um ano com conquistas e com dificuldade superadas. E assim segue a roda da vida.

Mas nessa época de retrospectiva, onde tudo de bom que aconteceu no ano e principalmente tudo de ruim é relembrado, vejo que tem muita coisa errada por ai. Mas nesse último post não quero falar sobre isso, quero apenas olhar pra trás e ver que depois de 2011 sou um melhor marido, melhor filho, melhor engenheiro. Eu poderia ter sido melhor? Sem dúvida nenhuma que sim. Eu poderia ter sido muito melhor!! Mas ainda bem que estou longe de chegar a perfeição, pois se não ano que vem não teria o que melhorar. Assim, em 2012, poderei continuar nessa minha lenta jornada de melhoria contínua, melhorando um pouco a cada ano que passa.

Feliz Natal a todos, e que o amor e a luz que é Jesus possa estar conosco em todos os dias de 2012!