16 de abr. de 2011

Especulação Imobiliária

Li o seguinte post no twitter:
Especulação imobiliária avança cada vez mais. Prefeitura de Bal. Camboriú vende uma rua para uma empreiteira construir prédio de 50 andares
Respondi algo no meu twitter porém, apesar de tentar, não consegui explicitar toda minha opinião em 140 caracteres.

Quando o assunto é especulação imobiliária, todos pegam suas pedras e começam a atirá-las contra as construtoras. Mas calma lá minha gente. Apesar de ser engenheiro civil e trabalhar numa construtora, não venho aqui defender ninguém nem fazer corporativismo. Mas algumas coisas, mesmo que óbvias precisam ser esclarecidas. O fato é que as construtoras existem única e exclusivamente para construir e gerar lucro com isso. Isto é mais claro que a luz do sol, mas acho que muitos pensam que as construtoras existem para preservar a natureza. Sim, as construtoras devem ajudar a preservar a natureza, mas não é seu foco. É claro que existem construtoras que se preocupam em aplicar parte de seus lucros em projetos sociais e ambientais, mas isso não é seu objetivo final. Se deixarem, as construtoras vão mesmo construir sobre ruas e tudo mais.

Justamente para as construtoras não sairem construindo por tudo e sobre tudo, é que existem os órgãos ambientais e prefeituras para regulamentar os locais apropriados as construções. Ou seja, a culpa da bagunça que são nossas cidades, com prédios gigantes na beira da praia, no meio de bairros de casas sem infra estrutura adequada, em morros, perto de rios e lagoas, sobre mangues e etc é única e exclusiva das prefeituras e políticos corruptos. Quem deve dizer e indicar onde e como construir são as prefeituras!!! Quando a prefeitura libera absurdos como a construção de um prédio sobre uma rua, a culpa não é da construtora. Não existe construtora ou empresa tão puritana assim ao ponto de ser liberada pelos órgãos (in)competentes e recusar.

Digo tudo isso pois não concordo com o jeito que nossas cidades estão crescendo, com construções por todos os lados sem nenhum critério técnico de zoneamento urbano. Mas enquanto jogarmos a culpa disso tudo sobre as pessoas erradas não iremos evoluir.

É preciso cobrar e protestar contra quem de fato tem culpa. Enquanto o plano diretor for realizado do jeito que é agora, continuará tudo bagunçado e errado. É preciso que arquitetos e engenheiros com conhecimento na área façam esse trabalho. Enquanto vereadores e políticos que ganham propina e apartamentos de presente cuidarem das liberações das construções, não iremos melhorar em nada. Deixar que a raposa cuide do galinheiro é pedir que dê tudo errado.

8 de abr. de 2011

Massacre no Rio

Onde vamos parar gente. A coisa esta ficando cada vez mais apocalíptica. Que história triste essa do massacre numa escola no Rio de Janeiro. Só nos resta rezar por aqueles atingidos diretamente por essa terrível tragédia.

Mas mais uma vez a mídia deita e rola em cima do sofrimento alheio, sem passar muita notícia. Tudo, absolutamente tudo que foi mostrado após a primeira notícia de fato sobre o assunto, passou a ser entretenimento para os telespectadores. Entretenimento macabro por sinal, pois ficar vendo o sofrimento dos outros na TV, familiares e colegas chorando a perda de seus filhos e filhas é macabro. Vamos deixar que eles enterrem seus mortos sem transformar isso num circo dos horrores.

A notícia foi dada, transmitida, e todos se solidarizaram com os sobreviventes e com as crianças brutalmente assassinadas. Mas ficar filmando enterro, velório, parentes chorando em desespero, crianças chorando a perda dos amigos e amigas já é de mais né! Não há notícia alguma ai. Toda situação trágica e fragilizada dos envolvidos passou a ser explorada de uma maneira desumana e doentia pela mídia, em especial pela televisão. Cada emissora quer ser a primeira a entrevistar a "melhor amiga" de uma falecida e filmar um depoimento emotivo e cheio de nada, sem nenhuma informação. Isso é jornalismo? Isso é informação? Creio que não. Isso é desumado e cruel com as vitimas. Mas quem liga pra isso? Afinal se a TV mostra esse tipo de coisa é porque o povo gosta de ver sofrimento alheio. Tenho medo de um povo assim. 

26 de mar. de 2011

Os bons são maioria

Já diz o ditado: "esperança é a última que morre". Pois a minha, mesmo parecendo que nunca iria morrer estava começando a ficar fraca com tanta notícia ruim. E não falo por causa de terremotos, enchentes, tsunamis, radiação... Falo de notícias do tipo Lei da Ficha Limpa (ou seria suja?), corrupção, descaso dos governos quanto a políticas básicas como segurança, saúde e educação. No Brasil especificamente a coisa parece que só piora, mesmo quando achava que era impossível piorar. Sempre tive esperança que um dia iríamos melhorar, pois somo um país jovem e tal. Mas estava começando a perder as esperanças.

Mas agora minha esperança até que deu uma recuperada depois de ver a propaganda da Coca Cola "Razões para Crer". E olha que nunca gostei muito das propagandas da Coca - apesar de serem todas muito criativas - por achar que eles forçam um pouco a barra com essa história de "abra a felicidade". Mas essa propaganda mostrou que temos muitas razões para crer que o futuro será melhor, pois como fala, os bons são maioria. A notícia ruim é que uma pessoa má faz muito mais estrago do que muitas pessoas boas conseguem fazer de bom. Afinal um político corrupto que rouba dinheiro do SUS, por exemplo, prejudica muito, mas muito muito mais do que 8 mil doentes que recebem o sangue doado por 8 mil pessoas.

Mas mesmo assim minha esperança ganhou um reforço extra com essa propaganda, pois os bons são maioria!

18 de mar. de 2011

Final de novela

Meus amigos. Gostava tanto da novela Tititi - com exceção da Gabi. To achando que essa novela acabou cedo de mais. Novela leve, divertida, engraçadinha, ótima para assistir no final de tarde. Mas fala sério né. Esse último capítulo se superou! Está sendo o pior último capítulo de todos os tempos. Que coisa mais chata e absurda. Acho que se ficasse assistindo mais um minuto era capaz de me jogar pela varanda. Ao invés disso achei melhor vir aqui e compartilhar minha opinião com vocês, ainda mais depois que minha esposa falou (após eu reclamar só um pouquinho): - Você sabia que não é obrigado a assistir amor?! E me olhou com aquele olhar fuzilante que dizia no fundo da retina: Vai escrever no blog antes que te mande pular pela janela.

E eu aqui escrevendo e ouvindo a trilha sonora. A música da Marcela é chata mesmo sem ver a novela... "tam tam tam tam taram... tamtam..." Deixa eu tomar banho antes que fure meus tímpanos.

17 de mar. de 2011

Trânsito

Como o tempo anda escasso essa semana, aproveito esse meu breve "intervalo" antes do próximo compromisso para compartilhar uma opinião que li hoje no diário do leitor, do jornal Diário Catarinense. Copio abaixo porque concordo com ela. Finalmente reabriram a Avenida Paulo Fontes em Florianópolis, avenida que nunca deveria ter sido fechada. Como disse o cidadão transcrito abaixo, o que impera aqui em Florianópolis é o "achismo" e não estudos técnicos bem feitos.

Leia mais sobre a notícia.


Paulo Fontes

Aleluia! Reabriram a Avenida Paulo Fontes, que nunca deveria ter sido fechada! Acabamos de assistir a mais um capítulo do amadorismo e da incompetência da gestão Dário Berger. Sua equipe demonstra incoerência, ausência de diretrizes e estudos aprofundados e definitivos dos problemas. A tônica é o “achismo”.
Altamiro Bortolotto Preis
Florianópolis