16 de abr. de 2011

Especulação Imobiliária

Li o seguinte post no twitter:
Especulação imobiliária avança cada vez mais. Prefeitura de Bal. Camboriú vende uma rua para uma empreiteira construir prédio de 50 andares
Respondi algo no meu twitter porém, apesar de tentar, não consegui explicitar toda minha opinião em 140 caracteres.

Quando o assunto é especulação imobiliária, todos pegam suas pedras e começam a atirá-las contra as construtoras. Mas calma lá minha gente. Apesar de ser engenheiro civil e trabalhar numa construtora, não venho aqui defender ninguém nem fazer corporativismo. Mas algumas coisas, mesmo que óbvias precisam ser esclarecidas. O fato é que as construtoras existem única e exclusivamente para construir e gerar lucro com isso. Isto é mais claro que a luz do sol, mas acho que muitos pensam que as construtoras existem para preservar a natureza. Sim, as construtoras devem ajudar a preservar a natureza, mas não é seu foco. É claro que existem construtoras que se preocupam em aplicar parte de seus lucros em projetos sociais e ambientais, mas isso não é seu objetivo final. Se deixarem, as construtoras vão mesmo construir sobre ruas e tudo mais.

Justamente para as construtoras não sairem construindo por tudo e sobre tudo, é que existem os órgãos ambientais e prefeituras para regulamentar os locais apropriados as construções. Ou seja, a culpa da bagunça que são nossas cidades, com prédios gigantes na beira da praia, no meio de bairros de casas sem infra estrutura adequada, em morros, perto de rios e lagoas, sobre mangues e etc é única e exclusiva das prefeituras e políticos corruptos. Quem deve dizer e indicar onde e como construir são as prefeituras!!! Quando a prefeitura libera absurdos como a construção de um prédio sobre uma rua, a culpa não é da construtora. Não existe construtora ou empresa tão puritana assim ao ponto de ser liberada pelos órgãos (in)competentes e recusar.

Digo tudo isso pois não concordo com o jeito que nossas cidades estão crescendo, com construções por todos os lados sem nenhum critério técnico de zoneamento urbano. Mas enquanto jogarmos a culpa disso tudo sobre as pessoas erradas não iremos evoluir.

É preciso cobrar e protestar contra quem de fato tem culpa. Enquanto o plano diretor for realizado do jeito que é agora, continuará tudo bagunçado e errado. É preciso que arquitetos e engenheiros com conhecimento na área façam esse trabalho. Enquanto vereadores e políticos que ganham propina e apartamentos de presente cuidarem das liberações das construções, não iremos melhorar em nada. Deixar que a raposa cuide do galinheiro é pedir que dê tudo errado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário