Você pode não concordar... mas eu tenho a minha opinião, e daí?! Entre e opine também!
27 de jan. de 2013
Lições da tragédia de Santa Maria
Não quero parecer frio e insensível, mas nessas horas de tragédia, ao invés de ficar comovido ao assistir matérias sensacionalistas com pessoas chorando em frente as câmeras, eu prefiro tentar ver o que de bom podemos aproveitar. Se é que uma tragédia dessas proporções tem algo de bom. Na verdade penso que sim. Tragédias como esta custam muito caro, centenas de vidas humanas, para apenas ficarmos chorando pelo "leite derramado". Com um custo altíssimo assim, devemos aproveitar tudo de bom que ela pode nos oferecer, tirar todas lições possíveis para evitar que o mesmo se repita na semana que vem numa boate qualquer pelo Brasil afora.
Daqui a um mês o Brasil haverá esquecido todo esse sensacionalismo, toda esta tragédia, mas que lições ficarão para o futuro? Que lições iremos aprender com essa tragédia para evitar que o mesmo se repita no futuro? Que lições para melhorar a segurança de prédios públicos (boates, teatros e afins) nós engenheiros e arquitetos vamos aproveitar? E as autoridades vão ser mais rigorosas nas inspeções e liberações de alvarás? Quais novos procedimentos para situações assim serão criados? Havia pessoal treinado no local para combater o fogo? Ou os seguranças só serviam para barrar a saída de quem não pagasse?
Segundo vi numa matéria, a boate estava construída dentro das normas e legislação atual, mesmo estando com o alvará vencido. Isso significa que as normas e legislação estão erradas e precisam ser revistas. Não estou falando para que sejam criadas comissões especiais nas câmaras de deputados ou no senado para que fiquem discutindo eternamente o que deve ou não ser mudado na lei. Que se faça algo de prático e objetivo e que as normas e legislação sejam repensadas com celeridade para que o quanto antes novas regras mais seguras sejam implantadas e fiscalizadas. Que a fiscalização seja rigorosa e as boates sem segurança adequada sejam fechadas e lacradas e que assim esta tragédia possa servir para algo de bom, que será a melhoria da segurança de espaços públicos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário