11 de fev. de 2012

Investimentos em educação

Vi hoje uma matéria na TV que beira o absurdo. Algumas prefeituras do estado e o próprio Governo estadual, irão demolir algumas escolas pois estão em total estado de abandono, sem condições de funcionarem com a mínima segurança e conforto. Segundo a matéria são escolas antigas da década de 80, como se isso fosse motivo para demolição. Vejam quantos prédios centenários abrigam ótimas escolas e faculdades nos EUA e Europa. O fato de serem da década de 80 não justifica a demolição.

O que acontece é a sempre e constante falta de investimentos em educação, de maneira concisa, ordenada e planejada. Então os governos municipais e estadual deixam de investir na manutenção das escolas, e ano após anos elas vão se deteriorando. O nosso dinheiro público vai escoando pelo ralo junto com as goteiras dos telhados. Até que um belo dia, no início do ano letivo e "coincidentemente" em ano eleitoral, eles resolvem demolir as escolas para construir novas. Alguém imagina o real motivo? Será para assim desviar mais dinheiro para as campanhas de outubro? Será para contabilizar novas escolas nos imensos currículos de obras dos políticos? Será para inflar os investimentos em educação em ano eleitoral e assim manipular a informação e o povo? 

Os motivos reais são obscuros mas velhos conhecidos. E como sempre quem sai perdendo é a população em geral. Alguém já viu uma escola particular, de empresários sérios, caindo aos pedaços? Claro que não, pois eles sabem que o patrimônio e instalação física da escola custa muito dinheiro e influi diretamente na qualidade do ensino. Então eles preferem sabiamente investir menos mas constantemente para manter a estrutura física sempre em ordem e funcional. Já os nossos políticos, preferem pensar na campanha eleitoral que acontece de 2 em 2 anos como uma praga eterna. É hora de acordar e exigir mais seriedade dos nossos governantes. Mas como que o povo vai "acordar" se não receberam uma boa educação e são ignorantes (no "melhor" sentido da palavra)? E assim caminha a nossa educação, sempre na margem, sem um real investimento e valorização por parte dos governantes.

24 de jan. de 2012

Tem alguma coisa errada

Eu não sou dono da verdade. Nunca fui nem nunca serei. Mas tem alguma coisa errada. Não é possível vermos notícias cada vez mais escandalosas sobre corrupção e uso indevido do dinheiro público, sobre desvios de verba, violência urbana crescendo, saúde pública aos farrapos, infra-estrutura nacional sucateada, educação esquecida pelos governantes e por ai vai, e durante mais de duas semanas só se falar dos fatos ocorridos num programa de reality show, numa falsa grávida, e numa ilustre desconhecida que estava fora do país.

Não gosto desse tipo de assunto, mas também não tenho nada contra, desde que sejam falados nos devidos canais e programas de entretenimento! Acontece que esses referidos assuntos foram exaustivamente discutidos em telejornais ditos como sérios e em reportagens especiais de vários minutos em horário nobre. Tem alguma coisa errada nisso tudo. Afinal o Brasil tem muitos outros problemas mais sérios e importantes para serem apresentados e discutidos pela mídia. Já passou da hora do Brasileiro cair na real e exigir dos governantes atitudes sérias, de reivindicar ser tratado com respeito e ter o seu dinheiro dos impostos devidamente aplicados em obras e projetos importantes. Enquanto ficarmos simplesmente vendo, falando e rindo de "Luizas" e "grávidas falsas" não poderemos ser levados a sérios como cidadãos.

27 de dez. de 2011

Mais um ano

Já faz mais de um mês que escrevi sobre a falta de dobrar o joelho. Depois disso senti a falta que faz dobrar o cotovelo (fiquei mais de 3 semanas com o braço engessado), já voltei a dobrar o joelho e o braço, voltei a andar de moto, tocar violino, subir escadas sem dificuldade. O ano vai acabando e eu voltando ao "normal", graças a Deus. Só tenho que agradecer pelo ano que passou, que foi um ano com conquistas e com dificuldade superadas. E assim segue a roda da vida.

Mas nessa época de retrospectiva, onde tudo de bom que aconteceu no ano e principalmente tudo de ruim é relembrado, vejo que tem muita coisa errada por ai. Mas nesse último post não quero falar sobre isso, quero apenas olhar pra trás e ver que depois de 2011 sou um melhor marido, melhor filho, melhor engenheiro. Eu poderia ter sido melhor? Sem dúvida nenhuma que sim. Eu poderia ter sido muito melhor!! Mas ainda bem que estou longe de chegar a perfeição, pois se não ano que vem não teria o que melhorar. Assim, em 2012, poderei continuar nessa minha lenta jornada de melhoria contínua, melhorando um pouco a cada ano que passa.

Feliz Natal a todos, e que o amor e a luz que é Jesus possa estar conosco em todos os dias de 2012!

16 de nov. de 2011

Que falta faz dobrar o joelho

Já diz a sabedoria popular que só damos valor quando perdemos algo. E é a mais pura verdade para a maioria de nós. Outro problema é que agradecemos pouco. Geralmente estamos sempre reclamando ou querendo algo que não temos, e esquecemos de agradecer por aquilo que temos. Agradecer ao amigo, ao cônjuge, a Deus, Jesus, Alá, Maomé, ao arquiteto do universo, ao próprio universo, agradecer ao deus sol, a quem quer que seja, independente de credo ou religião. Num dia até agradecemos pelo "iPad" que ganhamos, porém no dia seguinte já começamos a reclamar porque não foi o iPad 2. Reclamamos porque o carro não tem direção hidráulica, vidro elétrico ou ar condicionado. Deixamos de agradecer simplesmente porque o dia está chovendo e queríamos ir a praia.

Alguém ai lembra de agradecer o simples fato de poder andar, ver, ouvir, falar? Lembra de agradecer por saber ler, por ter acesso a internet em casa (por mais que seja "apenas" 500kbps), por conseguir lembrar do que fez ontem? (minha vó tem Alzheimer. Não reconhece mais a própria filha). São coisas simples e que a maioria dos que nos cercam também tem ou fazem, mas isso não deveria permitir que simplesmente deixássemos de agradecer por tudo isso.

Por um acaso alguém ai sabe o valor de simplesmente poder dobrar o joelho??? Eu não sabia até semana passada, quando sofri um acidente de moto e arrebentei o joelho, e somente agora - uma semana depois -estou começando a voltar a dobrar o joelho. Pode acreditar. Faz muita falta! E agora eu aprendi a agradecer por eu poder voltar a dobrar o joelho e por ter me arrebentado todo, mas ainda assim não ter sido nada mais grave. Somente enquanto estava na emergência do Hospital Regional em São José, chegaram mais dois acidentados de moto que não tiveram a mesma "sorte" que eu. Estou me esforçando para agradecer a Deus todos os dias por tudo de bom que acontece na minha vida, por todas aquelas coisas simples que nos fazem felizes mas nem percebemos por causa da vida agitada de hoje em dia.

Portanto se você está de mal humor porque é "segunda-feira" ou porque amanheceu chovendo, lembre-se de parar um minuto (literalmente um minuto, não precisa mais que isso) e agradecer a Deus pela sua vida, por ter acordado, por ter um trabalho, por poder ver a chuva ou o sol, por poder dobrar o joelho, e por tantas outras coisas. Tenho certeza que isso vai fazer você mudar seu humor pra melhor e ter um dia muito mais agradável.

31 de out. de 2011

Cidadão Palhaço

Reproduzo abaixo texto que enviei ao Diário do Leitor do DC:
Estava na fila do semáforo embaixo do viaduto do túnel Antonieta de Barros, no Saco dos Limões em Florianópolis, quando um cidadão atravessou o carro na pista da esquerda esperando uma chance para claramente furar a fila. Antes do semáforo abrir, chegou um policial de moto que parou ao lado do carro que queria furar a fila e para meu espanto nada fez. Nem foi capaz de dar uma simples advertência verbal ao motorista infrator. Olhou e achou normal, tanto assim que quando a sinaleira abriu o policial deu vez ao furão. Essa é apenas umas das situações de descaso da polícia que vemos diariamente. O que fazer quando a própria polícia é conivente com o infrator? Como cidadão que cumpro as leis, fiquei me sentindo um verdadeiro palhaço!
Para completar, fiquei na dúvida da palavra certa para expressar como me senti: otário, idiota, besta, burro, ingênuo, tanso... mas entre tantas achei que palhaço era a melhor delas. Eu, que sempre espero no final da fila, quando vejo um policial se aproximar de alguém querendo furar fila penso que no mínimo o policial vai dar uma bela bronca no espertinho e mandar ele seguir o caminho sem furar fila, o que provavelmente vai levar o infrator para outro lado que ele não queria ir, fazendo ele perder muito mais tempo e pensar muito antes de querer furar fila novamente. Mas ledo engano... a Polícia Militar de Santa Catarina é conivente com os infratores, afinal o que vi não foi uma situação isolada.

Diante dessa situação, do policial olhar e não fazer nada, não falar nada e ainda dar a vez pro infrator, penso que estamos todos ferrados, pois então não adianta seguir a lei, ser um cidadão correto, afinal o que ganharei com isso? No mínimo ganharei mais tempo na fila, pois terei que dar a vez aos furões. Sou simplesmente mais um verdadeiro cidadão palhaço, neste enorme país de palhaços.