Vendo aqui a propaganda do Ministério da Educação sobre várias novas universidades e vários campi dos Institutos Federais - ensino técnico - pelo país afora penso que o governo aparentemente tem investido muito na educação. De fato pode estar investindo muito, mas está investindo bem?!?!
Creio que a resposta é não. Está investindo em ensino superior e técnico, que sem dúvida é importante, muito importante, porém a base que é o ensino fundamental fica de lado. Assim acabam rebaixando o nível do ensino superior, que mais cedo ou mais tarde vai acabar formando engenheiros que não sabem física elementar, que mal sabem matemática e química, jornalistas que não sabem gramática, advogados que não sabem leis, e por ai vai. Já presenciei um candidato a uma vaga de estágio que cursava engenharia e mal sabia calcular área!!!!
O ensino fundamental, como é óbvio pois está dito no nome, é fundamental! Mas acho que o governo não percebeu o óbvio. Como sempre aqui no Brasil, começam pelo lugar errado, colocam a carroça na frente dos bois. Primeiro deve ser feito o elementar que é melhorar o ensino fundamental, remunerar melhor os professores, adotar a meritocracia nas escolas básicas. Enquanto continuar com essa pedagogia de não reprovar (pois isso é ruim para os índices), enquanto alunos analfabetos forem passando de série em série, enquanto os alunos mandarem nas salas de aula e nos professores, enquanto os professores não forem realmente valorizados (e continuarem apanhando literalmente), o Brasil não vai pra frente. Infelizmente isso não sou eu que acho... isso é fato!
Nenhum comentário:
Postar um comentário