Esse post está mais para um desabafo do que uma expressão da minha opinião.Como é complicado a prestação de serviço aqui em Florianópolis. Estou terminando uma obra de um prédio no Campeche, e não consigo que os fornecedores acabem seus serviços. O encanador não vai (está mais para enganador), o eletricista vai mas não faz tudo que deveria, os pedreiros parecem que estão morrendo e demoram um dia inteiro para fazer um serviço de duas horas, o empreiteiro então nem se fala: só quer saber de pagamento e não faz nada do que foi combinado. O fornecedor dos vidros e guarda corpos simplesmente não acaba o serviço que era para estar pronto em janeiro, a empresa de jardinagem diz que num dia os funcionários estão doentes, no outro o caminhão quebrou e agora estão todos bêbados por causa do carnaval. A empresa de limpeza só enrola e chega ao cúmulo de esquecer de mandar os funcionários pra obra num dia. O gesseiro promete que acaba o serviço no final da semana (isso a umas três semanas a trás). O instalador dos telefones e interfones também não acaba o serviço e agora mesmo disse que só vai depois do carnaval.
A o Carnaval! Doce celebração da alegria! Que nada... pra mim está mais para desculpa para enrolação generalizada e "vadiagem" (vadiagem no sentido de que ninguém quer trabalhar). Antes do Carnaval parece que nada funciona, ninguém trabalha direito. Isso que eu nem falei dos órgão públicos. A prefeitura é um exemplo perfeito de ineficiência. Entrei com pedidos de vistoria da obra antes do Natal - em dezembro do ano passado - e até agora o processo nem saiu do Pró-cidadão!!! Que absurdo é esse gente?! "Ahh... mas a empresa tinha débito na prefeitura." Tinha sim, mas de uma mesma guia de pagamento que foi gerada em duplicidade por erro do sistema da própria prefeitura. E a culpa disso é nossa?! Nós ainda que temos que ir na prefeitura mostrar que o sistema deles é burro e implorar para que eles corrijam o problema e liberem o andamento do processo. Fizemos isso e após uma semana nada mudou... tudo continua parado no pró-cidadão. Sem falar em Celesc e Casan. Chega a dar vontade de... deixa pra lá. Não vale a pena seguir por esse caminho.
E no final sobra sempre pra quem? Quem passa por enrolão e mentiroso que não cumpre os prazos sou eu. Eu devo ter atirado pedra na cruz. Eu devo estar fazendo tudo errado. Não é possível que eu contrate apenas os ineficientes. E olha que já troquei de fornecedores algumas vezes, e no final percebo que são todos enrolões iguais. Todos prometem e não cumprem, mesmo com multas nos contratos e tudo mais. E eu acabo passando essas promessas de prazos para o cliente, só que ninguém faz a sua parte e o cliente cobra de mim. É complicado.
Pra finalizar esse desabafo emitindo uma opiniãozinha... eu acho que está na hora dos prestadores de serviço em geral se profissionalizarem. É inadmissível esse tipo de amadorismo no mercado. Temos raras exceções de empresas prestadoras de serviço que prometem e cumprem, e que na impossibilidade de cumprir te avisam com antecedência. Isso sim é um exemplo de serviço profissional. Um dia quem sabe alcançaremos essa utopia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário