A Ponta do Coral, em Florianópolis, voltou a ser manchete de uns tempos pra cá depois que a Hantei lançou o projeto da construção de um hotel no local (leia sobre). Muitos são a favor, muitos são contra. Eu já defendi publicamente o projeto, porém hoje, após ler um pouco mais e refletir melhor, já não tenho tanta convicção assim que o projeto é o melhor para a área. Ainda credito que se trata de um bom projeto, mas a opção da área ser 100% pública também é muito interessante.
Mas após ver toda mobilização contra, quero questionar outra coisa além de ser a favor ou contra o projeto. Não consigo entender essa luta contra o hotel, pois até pouco tempo atrás, antes de se falar em hotel, a área era "pública", pois estava lá aberta, abandonada, inutilizada, servindo de ponto de consumo de drogas e prostituição, crescendo mato, não servindo pra nada. Ou seja, agora que alguém quis aproveitar a área que tem um enorme potencial e assim fazer a região se desenvolver, muitos criticam essa iniciativa e pedem a área 100% pública. Tá certo que a reivindicação de área 100% pública remete aos anos 30, porém desde que me conheço por gente nunca vi anteriormente uma única manifestação da população sobre o assunto.
Onde estavam todos esses que são contra quando a área estava abandonada não servindo pra nada? Porque não se engajaram com a mesma vontade para exigir da prefeitura que fizesse algo de útil no local? Então se o tal projeto do hotel nunca viesse a ser feito a área iria permanecer abandonada pra sempre? Todos querem a praça mas ninguém cobra nada, ninguém faz nada. Quando o dono aparece pra utilizar a área todos caem de pau em cima. Porque não houve essa mobilização antes de se falar em hotel? A maioria da população quer ou não quer o hotel? Criticar depois do projeto feito é fácil. O difícil é fazer o projeto e executá-lo.
Segue alguns links recomendados por um amigo que fala mais sobre o local:
1. http://desacato.info/2012/03/ponta-do-coral-privatizacao-da-natureza/
2. http://www.youtube.com/watch?v=fvPaSAz_OYk&feature=youtu.be
3. http://parqueculturaldas3pontas.wordpress.com/quem-somos/
Nenhum comentário:
Postar um comentário