Quero opinar sobre como chegamos nessa situação, em que dizem que a ponte só está em pé pela inércia, pois qualquer espirro ela pode vir abaixo. Como chegamos até aqui, em 2011, se ela está fechada desde 1982? Construíram a ponte em menos de 4 anos, e isso foi na década de 20. Hoje, com toda tecnologia que temos disponível, não somos capazes de reformá-la em 29 anos?! Melhor dizendo, capazes tenho certeza absoluta que somos sim! Mas não conseguimos porque nossos políticos não querem. O problema da ponte, de Floripa, de Santa Catarina e do Brasil é a falta de vontade política de resolver as coisas. Temos capacidade, temos recursos, temos dinheiro... só não temos políticos com vontade suficiente de resolver as nossas necessidades.
Esse é o grande problema do Brasil como um todo. Nossos políticos nada fazem para planejar a melhor solução, vão deixando tudo para a última hora pois assim podem fazer as obras sem licitação, sem projeto decente, com um zilhão de aditivos. Assim foi com a ponte que está fechada desde 1982 e nunca fizeram nada de concreto a não ser uma eterna reforma fajuta que servia de fachada para desvios de verba (pior que nem planejaram nada nesse tempo todo). E agora dizem que é reforma emergencial, enchendo o contrato de aditivos para mais desvios de verba. Somado ao caso da Ponte Hercílio Luz temos várias obras necessárias para a Copa do Mundo e Olimpíadas, que assim como a ponte, os políticos foram empurrando com a barriga para ficar tudo em cima da hora e assim poderem fazer as obras em caráter emergencial sem tempo para as burocracias necessárias para evitar os desvios de verbas.
Nossos políticos só pensam em seus bolsos e em quanto podem lucrar com uma obra, ou com um projeto. Ouso dizer que nenhum político no Brasil pensa em quem votou neles. Pode ser que procurando bem achemos algum. Mas com certeza são pessoas novas na política que ainda não tiveram tempo para se juntar as maracutaias generalizadas. E nós engenheiros o que fazemos para mudar essa realidade e ajudar a colocar o Brasil no rumo certo??? Nada!!! Os bons engenheiros honestos não querem saber de nada disso e abaixam a cabeça em seus trabalhos diários. E os engenheiros que não se lembram mais que fizeram um juramento na colocação de grau, se juntam aos empresários das construtoras que trabalham para o governo para ajudar a colocar aditivos nos contratos e camuflar os desvios de verba e financiamentos de campanhas. E assim segue o Brasil rumo ao precipício.
Nenhum comentário:
Postar um comentário