Já diz a sabedoria popular que só damos valor quando perdemos algo. E é a mais pura verdade para a maioria de nós. Outro problema é que agradecemos pouco. Geralmente estamos sempre reclamando ou querendo algo que não temos, e esquecemos de agradecer por aquilo que temos. Agradecer ao amigo, ao cônjuge, a Deus, Jesus, Alá, Maomé, ao arquiteto do universo, ao próprio universo, agradecer ao deus sol, a quem quer que seja, independente de credo ou religião. Num dia até agradecemos pelo "iPad" que ganhamos, porém no dia seguinte já começamos a reclamar porque não foi o iPad 2. Reclamamos porque o carro não tem direção hidráulica, vidro elétrico ou ar condicionado. Deixamos de agradecer simplesmente porque o dia está chovendo e queríamos ir a praia.
Alguém ai lembra de agradecer o simples fato de poder andar, ver, ouvir, falar? Lembra de agradecer por saber ler, por ter acesso a internet em casa (por mais que seja "apenas" 500kbps), por conseguir lembrar do que fez ontem? (minha vó tem Alzheimer. Não reconhece mais a própria filha). São coisas simples e que a maioria dos que nos cercam também tem ou fazem, mas isso não deveria permitir que simplesmente deixássemos de agradecer por tudo isso.
Por um acaso alguém ai sabe o valor de simplesmente poder dobrar o joelho??? Eu não sabia até semana passada, quando sofri um acidente de moto e arrebentei o joelho, e somente agora - uma semana depois -estou começando a voltar a dobrar o joelho. Pode acreditar. Faz muita falta! E agora eu aprendi a agradecer por eu poder voltar a dobrar o joelho e por ter me arrebentado todo, mas ainda assim não ter sido nada mais grave. Somente enquanto estava na emergência do Hospital Regional em São José, chegaram mais dois acidentados de moto que não tiveram a mesma "sorte" que eu. Estou me esforçando para agradecer a Deus todos os dias por tudo de bom que acontece na minha vida, por todas aquelas coisas simples que nos fazem felizes mas nem percebemos por causa da vida agitada de hoje em dia.
Portanto se você está de mal humor porque é "segunda-feira" ou porque amanheceu chovendo, lembre-se de parar um minuto (literalmente um minuto, não precisa mais que isso) e agradecer a Deus pela sua vida, por ter acordado, por ter um trabalho, por poder ver a chuva ou o sol, por poder dobrar o joelho, e por tantas outras coisas. Tenho certeza que isso vai fazer você mudar seu humor pra melhor e ter um dia muito mais agradável.