3 de ago. de 2011

Escotismo

Fui na palestra "Formando Líderes e Empreendedores há mais de um Século" promovida pela Confraria Empresarial, onde foi abordado o movimento escoteiro e sua capacidade de formar melhores profissionais, além de melhores cidadãos. Cheguei a me arrepiar em alguns momentos, pois lembrei da minha vida escoteira e de momentos que tive ao longo de mais de 13 anos de movimento escoteiro. Na época era só alegria e diversão, mas hoje vejo que o escotismo contribuiu muito para a minha formação pessoal e principalmente profissional.

Graças ao escotismo que desde os 7 anos tive experiência em trabalho em equipe, liderança, ser liderado, ter responsabilidades, superar frustrações, enfrentar desafios, transpor dificuldades, ser persistente, planejar uma atividade, enfim, tantas outras habilidades e características que me ajudam profissionalmente e pessoalmente.

Na palestra citaram vários escotistas famosos, entre eles o Papa João Paulo II e o ex-vice-presidente José de Alencar. O José de Alencar é um verdadeiro exemplo para todos Brasileiros e escoteiros. Aos 12 anos ele ingressou no Escotismo, e sempre lembrou das suas atividades com carinho, reconhecendo repetidas vezes a contribuição do Escotismo em sua formação. Inclusive afirmou que somente suportou enfrentar dolorosos momentos da doença, porque "O Escoteiro tem fibra, é alegre e sorri nas desventuras", fazendo constantemente menção aos valores propostos pela Lei Escoteira. Quem não lembra dele saindo do Hospital sorrindo enquanto tantos outros já teriam desistido?